Apresentação

Há, aproximadamente, quinze anos, um grupo de docentes e discentes começou um trabalho com vista a implementação de atividades em campos do conhecimento acadêmico, sob a ótica de um conteúdo internacionalizado. Conquanto o eixo do trabalho estivesse com sua força centrípeta centrada no Departamento de Direito / UFS, a ideia se ampliava para as relações internacionais, de forma abrangente, não se restringindo, portanto, ao âmbito, estritamente, jurídico.

Logo, a visão que invadia os debates e propostas era para que os trabalhos se bifurcassem para a pesquisa e extensão, dentro dos agires acadêmicos, em consonância com as pró-reitorias respectivas.

Depois da realização de alguns eventos, verificou-se a conveniência de formalizar, institucionalmente, o núcleo, para assim facilitar o desenvolvimento das atividades.

Em 2004, saíram atos normativos de âmbito departamental e da Reitoria. Neles foram consignados o lema, o brasão, o hino e o patrono.

Os detalhamentos dos objetivos do núcleo se encontram nos atos respectivos, sendo que, cada projeto específico contempla seus correspondentes objetivos.

Com isto, o NEPRIN submeteu projeto específico, TOTIUS TERRAE TEXTURA - TTT, para ser hospedado no sítio eletrônico da UFS.

Em Latim, a expressão para a rede mundial de computadores é TOTIUS TERRAE TEXTURA – TTT, que numa tradução literal chegaríamos a algo como “contextura de toda a terra”. É certo que a expressão é, vulgarmente, conhecida como World Wide Web – WWW, por conta da grande influência da língua inglesa nos meios da informática.

Nesse sítio, estarão disponíveis as atividades a serem desenvolvidas, sob os auspícios do NEPRIN e demais parceiros nacionais e internacionais.